___Traduções___

_Quran?_

_Gadgets_

_Search_

_Links_

_Contribute_

_Note_

1 - A ABERTURA
2 - A VACA
3 - A FAMILIA DE IMRAN
4 - AS MULHERES
5 - A MESA SERVIDA
6 - O GADO
7 - OS CIMOS
8 - OS ESPÒLIOS
9 - O ARREPENDIMENTO
10 - JONAS
11 - HUD
12 - JOSÈ
13 - OTROVÁO
14 - ABRAÁO
15 - ALHIJR
16 - AS ABELHAS
17 - A VIAGEM NOTURN
18 - A CAVERNA
19 - MARIA
20 - TAHA
21 - OS PROFETAS
22 - A PEREGRINAÇÁO
23 - OS FIÈIS
24 - A LUZ
25 - O DISCERNIMENTO
26 - OS POETAS
27 - AS FORMIGAS
28 - AS NARRATIVAS
29 - A ARANHA
30 - OS BIZANTINOS
31 - LUCMAN
32 - A PROSTAÇÃO
33 - OS PARTIDOS
34 - SABÁ
35 - O CRIADOR
36 - YÁ SIN
37 - OS ENFILEIRADOS
38 - A LETRA SAD
39 - OS GRUPOS
40 - O REMISSÓRIO
41 - OS DETALHADOS
42 - A CONSULTA
43 - OS ORNAMENTOS
44 - A FUMAÇA
45 - O GENUFLEXO
46 - AS DUNAS
47 - MOHAMMAD
48 - O TRIUNFO
49 - OS APOSENTOS
50 - A LETRA CAF
51 - OS VENTOS DISSEMINADORES
52 - O MONTE
53 - A ESTRELA
54 - A LUA
55 - O CLEMENTE
56 - O EVENTOS INEVITÁVEL
57 - O FERRO
58 - A DISCUSSÃO
59 - O DESTERRO
60 - A EXAMINADA
61 - AS FILEIRAS
62 - A SEXTA-FEIRA
63 - OS HIPÓCRITAS
64 - AS DEFRAUDAÇÕES RECÍPROCAS
65 - O DIVÓRCIO
66 - AS PROIBIÇÔES
67 - A SOBERANIA
68 - O CÁLAMO
69 - A REALIDADE
70 - AS VIAS DE ASCENSÁO
71 - NOÉ
72 - OS GÊNIOS
73 - O ACOBERTADO
74 - O EMANTADO
75 - A RESSURREIÇÃO
76 - O HOMEM
77 - OS ENVIADOS
78 - A NOTÍCIA
79 - OS ARREBATADORES
80 - O AUSTERO
81 - O ENROLAMENTO
82 - O FENDIMENTO
83 - OS FRAUDADORES
84 - A FENDA
85 - AS CONSTELAÇÔES
86 - O VISITANTE NOTURNO
87 - O ALTÍSSIMO
88 - O EVENTO ASSOLADOR
89 - A AURORA
90 - A METRÓPOLE
91 - O SOL
92 - A NOITE
93 - AS HORAS DA MANHÁ
94 - O CONFORTO
95 - O FIGO
96 - O COÁGULO
97 - O DECRETO
98 - A EVIDÊNCIA
99 - O TERREMOTO
100 - OS CORCÉIS
101 - A CALAMIDADE
102 - A COBIÇA
103 - A ERA
104 - O DIFAMADOR
105 - O ELEFANTE
106 - OS CORAIXITAS
107 - OS OBSÉQUIOS
108 - A ABUNDÂNCIA
109 - OS INCRÉDULOS
110 - O SOCORRO
111 - O ESPARTO
112 - A UNICIDADE
113 - A ALVORADA
114 - OS HUMANOS
PORTUGUêS

48 - O TRIUNFO

 

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

 
1Em verdade, temos te predestinado um evidente triunfo,
 
2Para que Deus perdoe as tuas faltas, passadas e futuras, agraciando-te e guiando-te pela senda reta.
 
3E para que Deus te secunde poderosamente.
 
4Ele foi Quem infundiu o sossego nos corações dos fiéis para acrescentar fé à sua fé. A Deus pertencem os exércitos dos céus e da terra, porque Deus é Prudente, Sapientíssimo.
 
5Para introduzir os fiéis e as fiéis em jardins, abaixo dos quais correm os rios, onde morarão eternamente, bem como absolver-lhes as faltas, porque é uma magnífica conquista (para o homem) ante Deus.
 
6É castigar os hipócritas e as hipócritas, os idólatras e as idólatras que pensam mal a respeito de Deus. Que os açoite a vicissitude! Deus os abominará, amaldiçoá-los-á e lhes destinará o inferno. Que péssimo destino!
 
7A Deus pertencem os exércitos dos céus e da terra, porque Deus é Poderoso, Prudentíssimo.
 
8Em verdade, enviamos-te por testemunha, alvissareiro e admoestador,
 
9Para que creiais (ó humanos) em Deus e no Seu Mensageiro, socorrendo-O, honrando-O e glorificando-O, pela manhã e à tarde.
 
10Em verdade, aqueles que te juram fidelidade, juram fidelidade a Deus. A Mão de Deus está sobre as suas mão; porém, quem perjurar, perjurará em prejuízo próprio. Quanto àquele que cumprir o pacto com Deus, Ele lhe concederá uma magnífica recompensa.
 
11Os que ficaram para trás, dentre os beduínos, dir-te-ão: Estávamos empenhados em (proteger) os nossos bens e as nossas famílias; implora a Deus que nos perdoe! Dizem, com seus lábios, o que os seus corações não sentem. Dize-lhes: Quem poderia defender-vos de Deus, se Ele quisesse prejudicar-vos ou beneficiar-vos? Porém, Deus está inteirado de tudo quanto fazeis.
 
12Qual! Imagináveis que o Mensageiro e os fiéis jamais voltariam às suas famílias; tal pensamento desenvolvia-se nos vossos corações! E pensáveis maldosamente, porque sois um povo desventurado.
 
13E há aqueles que não crêem em Deus e em Seu Mensageiro! Certamente temos destinado, para os incrédulos, o tártaro.
 
14A Deus pertence o reino dos céus e da terra. Ele perdoa quem quer e castiga quem Lhe apraz; sabei que Deus é Indulgente, Misericordiosíssimo.
 
15Quando marchardes para vos apoderardes dos despojos, os que ficarem para trás vos dirão: Permiti que vos sigamos! Pretendem trocar as palavras de Deus. Dize-lhes: Jamais nos seguireis, porque Deus já havia declarado (isso) antes. Então vos dirão: Não! É porque nos invejais. Qual! É que não compreendem, senão poucos.
 
16Dize aos que ficaram para trás, dentre os beduínos: Sereis convocados para enfrentar-vos com um povo dado à guerra; então, ou vós os combatereis ou eles se submeterão. E se obedecerdes, Deus vos concederá uma magnífica recompensa; por outra, se vos recusardes, como fizestes anteriormente, Ele vos castigará dolorosamente.
 
17Não terão culpa o cego, o coxo, o enfermo. Quanto àquele que obedecer a Deus e ao Seu Mensageiro, Ele o introduzirá em jardins, abaixo dos quais correm os rios; por outra, quem desdenhar, será castigado dolorosamente.
 
18Deus Se congratulou com os fiéis, que te juraram fidelidade, debaixo da árvore. Bem sabia quanto encerravam os seus corações e, por isso infundiu-lhes o sossego e os recompensou com um triunfo imediato,
 
19Bem como com muitos ganhos que obtiveram, porque Deus é Poderoso, Prudentíssimo.
 
20Deus vos prometeu muitos ganhos, que obtereis, ainda mais, adiantou-vos estes e conteve as mãos dos homens, para que sejam um sinal para os fiéis e para guiar-vos para uma senda reta.
 
21E outros ganhos que não pudestes conseguir, Deus os conseguiu, e Deus é Onipotente.
 
22E ainda que o incrédulos vos combatessem, certamente debandariam, pois não achariam protetor nem defensor.
 
23Tal foi a lei de Deus no passado; jamais acharás mudanças na lei de Deus.
 
24Ele foi Quem conteve as mãos deles, do mesmo modo como conteve as vossas mãos no centro de Makka, depois de vos ter feito prevalecer sobre eles; sabei que Deus bem vê tudo quanto fazeis.
 
25Foram eles, os incrédulos, os que vos impediram de entrar na Mesquita Sagrada e impediram que a oferenda chegasse ao seu destino. E se não houvesse sido por uns homens e mulheres fiéis, que não podíeis, distinguir, e que poderíeis ter morto sem o saber, incorrendo, assim, inconscientemente, num crime hediondo, Ter-vos-íamos facultado combatê-lo; foi assim estabelecido, para que Deus pudesse agraciar com a Sua misericórdia quem Lhe aprouvesse. Se vos tivesse sido possível separá-los, teríamos afrontado os incrédulos com um doloroso castigo.
 
26Quando os incrédulos fomentaram o fanatismo - fanatismo da idolatria - em seus corações Deus infundiu o sossego em Seu Mensageiro e nos fiéis, e lhes impôs a norma da moderação, pois eram merecedores e dignos dela; sabei que Deus é Onisciente.
 
27Em verdade, Deus confirmou a visão do Seu Mensageiro: Se Deus quisesse, entraríeis tranqüilos, sem temor, na Sagrada Mesquita; uns com os cabelos raspados, outros com os cabelos cortados, sem medo. Ele sabe o que vós ignorais, e vos concedeu, não obstante isso, um triunfo imediato.
 
28Ele foi Quem enviou o Seu Mensageiro com a orientação e com a verdadeira religião, para fazê-las prevalecer sobre todas as outras religiões; e Deus é suficiente Testemunha disso.
 
29Mohammad é o Mensageiro de Deus, e aqueles que estão com ele são severos para com os incrédulos, porém compassivos entre si. Vê-los-ás genuflexos, prostrados, anelando a graça de eus e a Sua complacência. Seus rostos estarão marcados com os traços da prostração. Tal é o seu exemplo na tora e no Evangelho, como a semente que brota, se desenvolve e se robustece, e se firma em seus talos, compraz aos semeadores, para irritar os incrédulos. Deus prometeu aos fiéis, que praticam o bem, indulgência e uma magnifica recompensa.